segunda-feira, 25 de maio de 2009

Enqunto isso no DEP... (parte 2)





Olá pessoal,

O primeiro dia de DEP foi concentrado em apresentações, regras e o Briefing. É muito importante justificar o porquê de uma gincana de Design ressaltar tanto assim o Briefing.
Dentre as apresentações, começamos com o Livando (Impulso Design) e o Berna (Libra Design) explanando com maestria suas experiências e alguns conceitos acerca do Briefing, citaram importantes pontos como: o caráter de documento que ele deve ter, o levantamento das informações, registro dessas informações, a necessidade deste documento para conectar Designer e Cliente, não dar respostas e sim fazer perguntas e dentre outras muitíssimas informações, a da "marquinha do timbrado" (HUahuahahuahau, pedido feito por muitos empresários aos designers...).
Tivemos a participação muito especial do Cliente do evento, o arquiteto Glaydson Pereira, que iluminou nossos trabalhos contribuindo bastante fornecendo informações preciosas às equipes. É bem verdade que surpreendeu também ao relatar sua experiência e conhecimento do trabalho realizado pelo designer. Chegamos a apostar que ele tivera uma experiência (achamos que não muito boa) com o Design, ou designer... Enfim.
Ao final, eu trabalhei uma conotação de Briefing. Diante do comentário da Raquel (aluna do 2 ano do curso de Design Integrado), citando a declaração de uma menininha de 15 anos, que só por mexer bem nos softwares de edição e criação, se dizia webdesigner.
Eu ofereci um olhar mais profundo da atuação do designer, usando o briefing e outros conhecimentos como passaportes para o mundo dos negócios. O designer assumindo um papel estratégico na organização ou para a organização. Digo isso, porque talvez entremos em um era em que as empresas precisarão de designers integrando suas equipes de gestão e , mesmo que essa era não chegue, seremos grandes responsáveis por potencializar os esforços de gestão empresarial, tecnologia da informação (TI) e de marketing das organizações em nossos escritórios.
O Briefing, certamente, depois de hoje, além de conhecido, podemos dizer que fora reconhecido como ferramenta de trabalho do designer. Como arma contra as menininhas que se dizem designers. Até a próxima. Amanhã tem mais.

Tchau pessoal.

2 comentários:

  1. Muito bom aluno, tô gostando de ver, continue assim, faça cada vez mais que as pessoas vejam o que realmente é ser um designer (não é só mexer nos softwareszinhos...rsrsrs)!
    Parabéns e sucesso na empreitada

    ResponderExcluir
  2. até o presente momento, o desafio está indo de bom a melhor, agora é só esperar pra ver!!!

    ResponderExcluir