Égua dois posts no mesmo dia!!! Caraca! O cara tá afiado!!!
Olá a todos (será que são mais de dois???)!
Quero abordar agora um assunto bastante interessante acerca do Design praticado em nossa capital Belém, quiçá no Pará todo.
Para aqueles que já leram neste blog ou que me conhecem, sabem que estou finalizando a minha pós-graduação, cursando a minha MBA em Marketing; a escolha deste curso não fora ao acaso, já que ao me ver, o curso da UEPA (o qual concluí em 2007) me proporcionou uma excelente base conceitual e até mesmo incitou o meu desenvolvimento técnico, no que diz respeito o domínio de ferramentas como softwares, desenho, modelagem, etc, tão importante para o Design. Contudo, nem só de conceito, representações e estética é feito o Design...
No meu último semestre, eu tive uma disciplina bastante interessante ministrada pelo ilustríssimo professor Antônio Erlindo, chamada de Gestão do Design; ali, somada à disciplina de empreendedorismo, conduzida pela querida professora Verônica Nagata, digamos, eu tive a minha "menarca administrativa" (risos). E quem diria, hoje, em minha pós, estou envolto numa realidade bastante coerente com tais disciplinas e acima de tudo com o mercado!
Falar sobre organizações, processos, impostos, visão, missão, controles, enfim, de uma pequena parte que compõe o universo da Administração é tão essencial para o Design quanto falar de metodologia, projeto, estilo, gestalt e tudo acerca do processo de criação. Sou bastante pragmático neste ponto: Não serão as curvas, cores, estilo e conceitos soltos que darão dinheiro às organizações, ao designer, a ninguém! Muito menos sucesso, e sustentabilidade econômica. Vejam que isso que eu falo é tão real assistindo esse vídeo que o colega Leandro Frazão mandou para lista da UEPA no yahoo http://bit.ly/ 9o6JcA (não esqueça de ativar as legendas em subtitles).
O que o carinha do cabelo engraçado fala é simplesmente: " Pessoal! Se eu fosse só desenhar ou diagramar os jornais que eu estou mostrando aqui pra vocês, eu tava fudido! E não estaria aqui! Eu estou aqui porque inovei dentro de uma linguagem, que não é a artística apenas. Eu inovei dentro da linguagem do mercado!"
Peço a todos que estão no Design de alguma forma, que se aventurem o quanto antes neste universo, o universo da Gestão; só assim seremos holísticos e estratégicos e, sendo mais pragmático do que nunca, considerando exclusivamente o nosso estado, só assim seremos realmente importantes, até mesmo usaria o termo "necessários", para os nossos tão "inovadores" empresários!
Fico por aqui. Vou reservar um post para falar sobre Projetos, mas não mais sob a ótica do Design e sim de forma macro, comercial.
Valeu.