domingo, 31 de janeiro de 2010

O Design é Gestão!




Égua dois posts no mesmo dia!!! Caraca! O cara tá afiado!!!

Olá a todos (será que são mais de dois???)!
Quero abordar agora um assunto bastante interessante acerca do Design praticado em nossa capital Belém, quiçá no Pará todo.

Para aqueles que já leram neste blog ou que me conhecem, sabem que estou finalizando a minha pós-graduação, cursando a minha MBA em Marketing; a escolha deste curso não fora ao acaso, já que ao me ver, o curso da UEPA (o qual concluí em 2007) me proporcionou uma excelente base conceitual e até mesmo incitou o meu desenvolvimento técnico, no que diz respeito o domínio de ferramentas como softwares, desenho, modelagem, etc, tão importante para o Design. Contudo, nem só de conceito, representações e estética é feito o Design...

No meu último semestre, eu tive uma disciplina bastante interessante ministrada pelo ilustríssimo professor Antônio Erlindo, chamada de Gestão do Design; ali, somada à disciplina de empreendedorismo, conduzida pela querida professora Verônica Nagata, digamos, eu tive a minha "menarca administrativa" (risos). E quem diria, hoje, em minha pós, estou envolto numa realidade bastante coerente com tais disciplinas e acima de tudo com o mercado!

Falar sobre organizações, processos, impostos, visão, missão, controles, enfim, de uma pequena parte que compõe o universo da Administração é tão essencial para o Design quanto falar de metodologia, projeto, estilo, gestalt e tudo acerca do processo de criação. Sou bastante pragmático neste ponto: Não serão as curvas, cores, estilo e conceitos soltos que darão dinheiro às organizações, ao designer, a ninguém! Muito menos sucesso, e sustentabilidade econômica. Vejam que isso que eu falo é tão real assistindo esse vídeo que o colega Leandro Frazão mandou para lista da UEPA no yahoo http://bit.ly/ 9o6JcA (não esqueça de ativar as legendas em subtitles).

O que o carinha do cabelo engraçado fala é simplesmente: " Pessoal! Se eu fosse só desenhar ou diagramar os jornais que eu estou mostrando aqui pra vocês, eu tava fudido! E não estaria aqui! Eu estou aqui porque inovei dentro de uma linguagem, que não é a artística apenas. Eu inovei dentro da linguagem do mercado!"

Peço a todos que estão no Design de alguma forma, que se aventurem o quanto antes neste universo, o universo da Gestão; só assim seremos holísticos e estratégicos e, sendo mais pragmático do que nunca, considerando exclusivamente o nosso estado, só assim seremos realmente importantes, até mesmo usaria o termo "necessários", para os nossos tão "inovadores" empresários!

Fico por aqui. Vou reservar um post para falar sobre Projetos, mas não mais sob a ótica do Design e sim de forma macro, comercial.

Valeu.

Olha o NDesign Belém!!!





Bora simbora!!!

Já inciando pra valer as atividades de 2010, quero repassar o link que chegou pra mim do formspring da pré-conde Belém http://www.formspring.me/nvalores.
Deem uma passada lé e tirem algumas dúvidas sobre este importante evento para o Design. Vale a pena; é bem inusitado e rápido de ler.
Também quero convocar os interessados a integrar o nosso grupo de estudos, o qual me integrei na última semana, sobre Ecodesign. Emcabeçado pelos designers, irmãos de UEPA, Maécio Monteiro (Mael) e Mariana Faro (Mari), a ideia é agregar mais "valores" intelectuais visando a realização de discussões acerca da sustentabilidade e suas possibilidades para o Design, de forma que possamos produzir artigos e até mesmo nos cursar mestrados pelo país.

Bem, por enquanto é isso. Só lembrando que no dia 02 de fevereiro voltam as aulas dos cursos técnicos de Design do IFPA. Estarei por lá. Vamu que vamu. Reta Final!!!

Valeu.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Ei voltei!!!




Éguaaaaaaaa!!!


Que falta de respeito a minha!!! Quanto tempo não alimento isso aqui!!! Me perdoem. Vou melhorar este ano, prometo, até porque sempre é valido o bordão: "Ano novo! Vida nova!"

Na realidade este post é mais uma espécie de boas-vindas; Muitas coisas aconteceram, é lógico, desde a corrida do Círio :P. Entretanto, vou me deter apenas a olhar para frente, não que as coisas de 2009 tenham sido ruins, foram, ao contrário sensacionais, mas estão tão distantes, que acho melhor estruturar este post em outra temática.

Viram a imagem de topo??? É assim que começo este ano de 2010. Vou percorrer o caminho da docência este ano sentido o doce sabor da despedida, que mistura-se com o amargo da incerteza; hei de experimentar muito bem esta nova fase em minha vida, uma fase essencial para qualquer um; confesso está perdido ou meio atônito quanto aos meus planos para o 2° semestre; pareço estar esperando, sendo que não posso assumir essa postura!!! Ah enfim!!!

Até o Design se torna questionável para mim agora. Digo que ele deixou de ser minha profissão e tornou-se minha religião, ou seja, estará comigo onde e como eu for, mas não será necessariamente a forma como eu ganharei dinheiro e sustentarei minhas necessidades. Não será algo que me limitará, mas sim que ampliará minha forças, meu entendimento...

Volto este semestre avisando que será o último e o melhor! Que todos aqueles que estiverem próximos, construindo comigo, serão de extrema importância, serão personagens desta desconhecida mas interessante história: a minha!

Até a próxima (que eu espero que seja logo!!!) Valeu!!!